top of page

Estar só ou desfrutar da própria companhia? 

  • Foto do escritor: Felipe Ottone
    Felipe Ottone
  • 9 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

São comuns os relatos de pessoas que não gostam de estar sozinhas, que evitam, portanto, toda e qualquer situação em que não seja possível a presença dos outros. 


Mas será que quando estamos sozinhos estamos realmente sós? 



ree


Atribui-se muitas vezes à ausência de outras pessoas ou aos momentos mais íntimos, o sentimento de solidão, de medo, abandono... 


Por vezes, na tentativa de combater esses desagradáveis sentimentos, busca-se preencher o vazio externo, que na realidade é sentido como um vazio interno… pois, se refletirmos mais profundamente, quando saem os outros, da nossa proximidade física, ficamos na presença, real e inevitável, de nós mesmos. 


Dessa forma, se conheço bem aquele com quem me encontro nesse momento de introspecção, estar na própria companhia passa a ser um deleite, uma necessidade até...


Porém, pode ser que eu não conheça tão bem tudo aquilo que posso encontrar, e tal qual a ansiedade de um primeiro encontro, surgem algumas possibilidades… como fugir na busca incessante de outros e outros que me façam esquecer daquela “solitária” companhia... ou quem sabe me colocar à disposição, corajosamente, de conhecer aquele que sempre me espera com paciência, nos momentos de quietude e silêncio... conhecer a mim mesmo. 


O desejo pela paternidade muitas vezes constitui um ponto repleto de significado e sentido de vida para tantos casais, no entanto, também é comum que esse desejo assuma, inconscientemente, a pretensiosa tarefa de preencher aquele vazio de outrora…

Nesse ponto devemos ter Cuidado! 
As expectativas que derivam desse desejo inconsciente podem nos confundir e junto dele trazer coisas que não dizem exatamente respeito à proposição da vinda de um filho, mas sim ao sentimento de completude que se busca, cuja maternidade e paternidade poderá ou não fazer parte do processo…

Assim, o autoconhecimento surge em nosso socorro, uma vez que nos fornece os elementos indispensáveis para que se possa ir galgando os degraus deste processo, com clareza de objetivos e uma boa afinidade consigo mesmo!!

 
 
 

Comentários


bottom of page