top of page

Gestar

  • Foto do escritor: Felipe Ottone
    Felipe Ottone
  • 3 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de out. de 2024


ree


Gestação é processo, ocorre pelo movimento de Gestar; processo que implica preparação, tempo, mudança, um preparo para receber algo ou alguém.


Constantemente nos deparamos com momentos de gestação, em que estamos gestando em nossas vidas novos projetos, ideias, planos, como que aguardando o melhor tempo e espaço para a plena manifestação daquilo que está sendo gestado.


Assim, quando pensamos na chegada de um novo ser humano não poderia ser diferente, e, então, consideramos a grandeza e complexidade desta preparação, já que estão envolvidos ali os meios biológico, psíquico, social, espiritual e até outros mais… em um movimento de acolhida e gestação, um preparo para este local em que vivemos!


Uma vez considerada a atuação em Psicologia Obstétrica no ciclo gravídico-puerperal, não devemos pensar que o processo de gestar se inicie somente a partir da gravidez, já que não estamos falando de algo apenas físico, biológico…


Ao se questionar a respeito da ideia da maternidade, quando se começa a refletir, tanto os elementos conscientes quanto os inconscientes começam a se movimentar e, então, inicia-se psiquicamente uma articulação de possibilidades que se pôde reconhecer até o momento… talvez aí poderíamos já considerar o começo de uma gestação, a nível de uma gestação de ideias… que por sua vez implicará no movimento necessário de Gestá-las!


Diante da temática da fertilidade, a própria vida muitas vezes se incumbe de suscitar esse processo, tendo em vista que nos apresenta o tempo como um agente ora amigável ora aversivo, as mudanças sempre são solicitadas e, sem dúvidas, surge a necessidade de um preparo, uma preparação dentro e fora. Muitas são as demandas específicas advindas das tentativas, dos próprios procedimentos, as fases dos tratamentos, expectativas e frustrações…


Diante das múltiplas formas de preparação no âmbito da fertilidade e reprodução humana, evidencia-se a relevância do olhar cuidadoso e consciente para com cada etapa deste processo. Nesse contexto insere-se o Acompanhamento Psicológico enquanto prática de suporte psíquico e emocional às demandas em questão, compondo protocolos de atenção à fertilidade, reprodução assistida e saúde gestacional.


Tal acompanhamento psicológico obstétrico abrange os distintos momentos que permeiam essa realidade, como por exemplo durante o período de dificuldade gestacional, as etapas de tratamentos ligados à fertilidade, as questões envolvidas na reprodução humana assistida e seus procedimentos, bem como durante o ciclo gravídico-puerperal… enfim, frente às diferentes fases que compõem o amplo processo de Gestar, sobretudo em se tratando de Gestar PsiquicaMente!

 
 
 

Comentários


bottom of page